quarta-feira, 3 de julho de 2013

A NOVA GERAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

A NOVA GERAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

     Ao longo de vários anos vem se discutindo a utilização excessiva do petróleo e seus derivados, que apesar de suas inúmeras utilidades no nosso dia a dia, traz consigo danos irreversíveis para a humanidade, necessitando, assim, cada vez mais de buscas alternativas para a sua substituição.
O petróleo é a maior fonte de energia utilizada atualmente, pois  além de sua função de gerar combustíveis, como gasolina, diesel entre outros, é também matéria prima de vários produtos como o plástico e os tecidos. Por ser uma fonte de energia não renovável e pelos efeitos catastróficos que podem ser causados ao meio ambiente, como por exemplo a sua emissão de gases a atmosfera e o vazamento de petróleo ocasionado devido a explosão da plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), ocasionando no maior desastre ambiental dos Estados Unidos.
Nessa busca para a criação de um combustível que se equipare a gasolina, sem é claro trazer todos os malefícios do petróleo, destaca-se atualmente no Brasil a utilização do etanol, que apesar de não ser uma descoberta tão recente, é uma aposta para frear pelo menos a utilização do petróleo.

Em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias surgem várias grandes apostas para a substituição da gasolina: a utilização do hidrogênio como fonte, que além de não poluir, tem seu poder de fornecer energia muito maior comparado a gasolina, enquanto a combustão de 1g de H2 libera 142 kJ, a combustão de 1g de gasolina produz 48 kJ.
Além do hidrogênio outras formas são cogitadas para o futuro como a mistura de alumínio e água, o chamado Alydro, que é totalmente reciclado e ecológico e o próprio isobutanol que é criado a partir do CO2, um dos grandes vilões da queima de combustível ao meio ambiente.
Por todo o mal que pode ser evitado ao meio ambiente é valido qualquer e toda forma que possa auxiliar na sua preservação, o passo para a busca de um novo substituto para petróleo é de fato animador, mas há muita coisa a ser desenvolvida para seu pleno acontecimento.



BIBLIOGRAFIA

Grupo: Editorial
Anderson J. D. Lima
José Fernando
Lucas Henrique Kiiler
Murilo Henrique
Osmar Araújo



Um comentário: