quarta-feira, 3 de julho de 2013

Eu conquistei um novo desafio.



.



A Química é uma disciplina com muitos admiradores durante o período escolar, especialmente devido às descobertas e às possibilidades de inovação. Em comparação a outras carreiras, poucas são as pessoas que optam por ter a Química como ocupação principal.

Rosa da Silva é um bom exemplo. Com 49 anos e formada em Técnico em Química. A Química é a parte principal de seu cotidiano. Conversamos com ela para conhecer melhor a formação e se mudou algo no mercado depois de fazer o curso.

O que motivou sua escolha?

Quando comecei a trabalhar na Usina,eu estava registrada como Ajudante geral e para conseguir algo mais na vida, decidi fazer o curso de química, quando eu estava com 44 anos. Mas no Ensino Médio nos já tínhamos a química mas eu não gostava muito. Tive que me esforçar muito para acompanhar a turma, que era mais adiantada em relação à minha idade, e todo esse esforço acabou despertando um interesse pela matéria que eu não esperava. Após fazer o curso eu subi de cargo,e hoje me dedico muito a química,hoje eu só tenho o curso técnico mas para mim foi uma grande vitória,porque com a minha idade fazer o curso,foi uma grande superação.

O que faz um Químico Industrial?

O Químico Industrial tem possibilidades de trabalho, em diversas áreas. Desde a pesquisa e atividades em laboratório até a atuação em indústrias, ele tem capacitação para desenvolver, aperfeiçoar e supervisionar processos e produtos.

Quais são as melhores oportunidades no mercado para um químico?

Para o Químico que quer atuar na indústria, o ideal é inicialmente buscar estágios durante o tecnico. Muitas empresas tem a tendencia de efetivar os estagiários apos a conclusão do curso.

Que especializações são mais indicadas para os químicos e quais os requisitos para quem quer seguir a profissão?

Na área que trabalho o Químico é bastante importante, e dependendo da área que ele escolher, existem várias especializações que podem ser feitas, hoje eu trabalho na usina como analista junior, faço analises do álcool. Para seguir a profissão, o ideal é ter vontade de aprender e buscar se aperfeiçoar sempre. Também considero muito importante ser bastante cuidadoso e responsável, porque o trabalho com processos químicos exige paciência e muita atenção.


Foto: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/manutencao-industrial-na-industria-quimica.jpg


Publicado por: Jaqueline G. dos Santos e Luana Ap. de Oliveira.
Entrevistado por: John S.Cardoso e Volnei F.da Silva


2 comentários: